#Currículo
Bibliografia sobre o Pensamento Computacional Crítico
Essa bibliografia apresenta trabalhos diversos de congressos, periódicos, livros, dissertações e teses que abordam o uso do Pensamento Computacional Crítico ou estudos críticos sobre computação. Também foram organizados alguns documentos que norteiam o currículo de computação na educação básica, bem como textos fundamentais da pedagogia crítica. Sugestões para a inserção de novas referências podem ser endereçadas ao email walter.carvalho(arroba)ufabc.edu.br.
Artigos que abordam o Pensamento Computacional Crítico
Kafai, Y., Proctor, C. and Lui, D., 2020. From theory bias to theory dialogue: embracing cognitive, situated, and critical framings of computational thinking in K-12 CS education. acm Inroads, 11(1), pp.44-53.
Morales-Navarro, L. and Kafai, Y.B., 2023. Conceptualizing approaches to critical computing education: Inquiry, design, and reimagination. Past, Present and Future of Computing Education Research: A Global Perspective (pp. 521-538). Cham: Springer International Publishing.
Kafai, Y.B., Proctor, C. and Lui, D.A., 2019. Framing computational thinking for computational literacies in K-12 education. In Weizenbaum Conference (p. 6). DEU.
Falcão, T.P., Peres, F., Morais, D. and França, R., 2023, October. Pensamento Computacional Crítico como Ferramenta de Mudança Social. Anais do II Workshop em Culturas, Alteridades e Participações em IHC (pp. 20-25). SBC.
Valente, J.A., Freire, F.M.P., Arantes, F.L., Amiel, T. and Baranauskas, M.C.C., 2017. Alan Turing tinha Pensamento Computacional? Reflexões sobre um campo em construção. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, 4(1), pp.7-22.
França, R.S. and Tedesco, P., 2021. Era uma vez… a contação de história como estratégia de expressão computacional crítica. Anais do VI Congresso sobre Tecnologias na Educação (pp. 255-264). SBC.
Pereira, W.G. and de França, R.S., 2022. Ensino de Computação na Educação Básica: Onde está Paulo Freire?. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE) (pp. 1404-1414). SBC.
França, R.S., Falcão, T.P., Peres, F. and Morais, D., 2021. Uma análise da emergência de pensamento computacional em práticas de desenvolvimento de jogos digitais na educaçao do campo. Anais do Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (pp. 104-112). SBC.
Teses e Dissertações que abordam o Pensamento Computacional Crítico
Carvalho, W.R.B., EMPADARIA - framework para o desenvolvimento de ficções interativas por meio da Pedagogia de Projetos’. 21/12/2023 198 f. Mestrado em Ciência da Computação Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC, Santo André.
Franca, R.S., Uma Abordagem Pedagógica Incorporada para o Desenvolvimento do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental’. 03/03/2020 139 f. Doutorado em CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, Recife.
Estudos Críticos sobre Computação
Silveira, S.A., 2020. Responsabilidade algorítmica, personalidade eletrônica e democracia. Revista Eletrônica Internacional de Economia Política da Informação da Comunicação e da Cultura, 22(2), pp.83-96.
Verdegem, P., 2021. AI for Everyone?: Critical Perspectives (p. 310). University of Westminster Press.
Magalhães, J.A., 2023. Platforms as Law: A speculative theory of coded, interfacial and environmental norms. Journal of Cross-disciplinary Research in Computational Law, 2(1).
Valente, J.C. and Grohmann, R., 2024. Critical data studies with Latin America: Theorizing beyond data colonialism. Big Data & Society, 11(1), p.20539517241227875.
Pedagogias Críticas
Geral
Apple, M.W., 2012. Education and power. Routledge.
Apple, M.W., 2004. Ideology and curriculum. Routledge.
Young, M., 2017. The rise of the meritocracy. Routledge.
Luckesi, C.C., 2011. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez.
Pedagogia Histórico-Crítica
Saviani, D., 2018. Escola e democracia. Autores associados.
Saviani, D., 2021. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Autores associados.
Pedagogia da Libertação
Importante estar atento à forma que alguns autores citam Freire. Na literatura de diferentes disciplinas, incluindo informática, são encontradas subversões de pedagogias liberais que se opõem a uma abordagem conteudista ao citar Freire (em especial sua “primeira fase”) em defesa de algo semelhante a um currículo de competências (para preparação de mão-de-obra barata e outros aspectos de interesse do estado neoliberal como smart cities/cidades da vigilância).
Freire, P., 2014. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Freire, P., 1981. Pedagogia do oprimido. 9. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Pedagogias pós-freireanas / CTS
Muenchen, C. and Delizoicov, D., 2014. Os três momentos pedagógicos e o contexto de produção do livro” Física”. Ciência & Educação (Bauru), 20, pp.617-638.
Ghedin, E. and Pimenta, S.G., 2022. Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. Cortez Editora.
Documentos Oficiais
Parecer CNE/CEB nº 2/2022 – Normas sobre Computação na Educação Básica – Complemento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). - Link
Anexo ao Parecer CNE/CEB nº 2/2022 - Link
Resolução CNE/CEB nº 1 - Normas sobre Computação na Educação Básica – Complemento à BNCC. - Link
Lei Nº 14.533, de 11 de Janeiro de 2023 (Política Nacional de Educação Digital) - Link
Lei Nº 9.394, de 20 de Dezembro de 1996 (Diretrizes e bases da educação nacional) - Link
Última atualização - 08/10/2024
Publicado por Walter Bolitto Carvalho
bolitto.walter(arroba)gmail.com